MANIFESTAÇÃO DERMATOLÓGICA EM PACIENTE COM COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.409.vol.15.n2.2020

Palavras-chave:

COVID-19, Dermatologia, Infecções por Coronavirus, Urticária

Resumo

Introdução: Em dezembro de 2019, surgiu na China o primeiro grupo de pessoas infectadas com o novo coronavírus, SARS-CoV-2, e em 2020 a doença atingiu proporções globais sendo classificada como uma pandemia. As manifestações dermatológicas da infecção por COVID-19 acontecem com uma frequência de 20% em doentes hospitalizados sem história de exposição a medicamentos nas duas semanas anteriores. Objetivo: Relatar manifestações urticariformes em paciente com COVID-19, sugerindo que tais lesões podem ser expressão do polimorfismo clínico dermatológico, apresentado durante a infecção pelo novo coronavírus. Relato de caso: Paciente de 27 anos apresenta quadro clínico inicial com coriza, tosse e fadiga. Evoluiu com anosmia, disgeusia e piora da tosse. No décimo dia de doença, o paciente apresentou lesões ponfosas de distribuição folicular e interfolicular que coalesciam e formavam placas eritematosas, pruriginosas, com duração de aproximadamente 30 minutos e resolução espontânea, localizadas no tronco e membros superiores e inferiores. O diagnóstico foi de urticária aguda relacionada à infecção pelo SARS-CoV2. Conclusão: A Covid-19 apresenta quadro clínico variável, com um amplo espectro de sintomatologia que abrange desde quadros assintomáticos até doença sistêmica grave. As lesões apresentadas pelo paciente já foram relatadas na literatura como sinais relacionados à infecção pelo SARS-CoV-2. É de suma importância a identificação de manifestações dermatológicas, sendo mais um dado relevante para suspeição de infecção, permitindo manejo sintomático e isolamento precoce para interromper a cadeia de transmissão da doença.

Biografia do Autor

Ana Luísa Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Médica  e mestre em medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho -Braga, Portugal. Atualmente é médica residente no departamento de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  

Jessica Lana Conceição e Silva Baka

Médica pós graduanda no departamento de dermatologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Luna Azulay-Abulafia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Mestre e PhD em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro –
UFRJ.
Coordenadoraa da UDA de Dermatologia Hospital Universitário Pedro Ernesto /
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Professora Associada de Dermatologia da UERJ
Professora do Curso de Especialização em Dermatologia do Instuto de Dermatologia Professor
Rubens David Azulay – SC RJ

Downloads

Publicado

2020-10-14

Edição

Seção

Relato de Caso