INTOXICAÇÃO PELO CHUMBO EM PACIENTE COM PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO ALOJADO NA CABEÇA FEMORAL: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Priscila Pinto Barroso
  • Altamir Almeida Filho Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Caio Guimarães Araujo
  • Camila Pedruzze Machado
  • Renata Xavier Frechiani de Castro Bergamin
  • Sibia Soraya Marcondes

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.367.vol.16.n1.2021

Palavras-chave:

Intoxicação por Chumbo, Ferimentos por arma de fogo, Líquido sinovial

Resumo

Introdução: O chumbo é um elemento tóxico quando na corrente sanguínea, comprometendo os sistemas nervoso, hematológico e renal, além de causar distúrbios gastrointestinais, hipertensão e infertilidade. Os principais meios de exposição são inalação e ingestão, podendo ocorrer na retenção de projétil de arma de fogo em contato com líquido sinovial ou cefalorraquidiano. O tratamento desses casos requer terapia com quelantes do chumbo, além de retirada cirúrgica do projétil. O diagnóstico pode ser confirmado por dosagem sérica do metal ou ácido delta-aminolevulínico (ALA) no sangue ou urina, protoporfirina de zinco ou protoporfirina livre.

Objetivos: Relatar um caso de intoxicação pelo chumbo secundário à retenção de projétil de arma de fogo; Auxiliar no reconhecimento da doença; Discutir sobre o tratamento e seguimento da doença; Auxiliar no manejo clínico de casos semelhantes.

Descrição do caso: paciente de 25 anos, pintor, vítima de 3 acidentes com projétil de arma de fogo, possuía 1 projétil alojado na região proximal do fêmur esquerdo, em contato com líquido sinovial. Após 4 anos, evoluiu com sintomas de intoxicação por chumbo (dor abdominal, anemia, crise convulsiva e disartria), confirmação diagnóstica através da dosagem sérica de 226,7 mcg/dL (referência 40). Realizado tratamento com quelante do chumbo e artroplastia do quadril, com melhora completa dos sintomas.

Conclusões: casos de intoxicação podem gerar sinais e sintomas inespecíficos. Portanto, se torna importante a educação dos profissionais de saúde acerca do tema, para correto diagnóstico e manejo destes pacientes.

Palavras-chave: Intoxicação por chumbo. Ferimentos por arma de fogo. Líquido sinovial.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Relato de Caso