A Espiritualidade e seu impacto na saúde

Autores

  • Aline Menegazzo Perse Faculdade de Medicina de Campos
  • Andresa dos Santos Ferreira Faculdade de Medicina de Campos
  • Eduardo Dafllon Vinhosa Muniz Faculdade de Medicina de Campos
  • Patrícia Alvarenga Gonçalves Gomes Pereira Faculdade de Medicina de Campos
  • Nathalia Fernanda da Silva Azevedo Rios Hospital Escola Álvaro Alvim

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.343.vol.16.n2.2021

Palavras-chave:

espiritualidade, saúde, terapêutica, ciência

Resumo

A espiritualidade poderia ser definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível: um sentido de conexão com algo maior que si próprio, que pode ou não incluir uma participação religiosa formal (Saad et al., 2001; Volcan, 2003). A espiritualidade e sua relação com a saúde tem se tornado claro paradigma a ser estabelecido na prática médica diária. A doença permanece como entidade de impacto amplo sobre aspectos de abordagem desde a fisiopatologia básica até sua complexa relação social, psíquica e econômica; é fundamental reconhecer que esses diversos aspectos estão correlacionados em múltipla interação.
Convém definir neste cenário que a religiosidade e a espiritualidade, apesar de relacionadas, não são claramente descritas como sinônimos. A religiosidade envolve sistematização de culto e doutrina compartilhados por um grupo. A espiritualidade está afeita a questões sobre o significado e o propósito da vida, com a crença em aspectos espiritualistas para justificar sua existência e significados (Saad et al., 2001; Powell et al., 2003).
A comprovação da utilização de aspectos distintos da espiritualidade e da religiosidade como suporte, terapêutica e determinação de desfechos positivos em diversas doenças tem constituído emblemático desafio para a ciência médica. Em se considerando as limitações éticas e de método, demonstra-se o quão dificultoso se faz mensurar e quantificar o impacto de experiências religiosas e espirituais pelos métodos científicos tradicionais.
Este artigo tem por objetivo apresentar de forma concisa as evidências recentes do papel da espiritualidade e da religiosidade em diversos campos da prática clínica diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Fernanda da Silva Azevedo Rios, Hospital Escola Álvaro Alvim

Médica Oncologista

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Perse, A. M., dos Santos Ferreira, A. ., Dafllon Vinhosa Muniz, E., Alvarenga Gonçalves Gomes Pereira, P. ., & Fernanda da Silva Azevedo Rios, N. . (2021). A Espiritualidade e seu impacto na saúde. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 16(2), 107–111. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.343.vol.16.n2.2021

Edição

Seção

Artigos de Revisão