Editorial

Pesquisa científica e pandemia pelo COVID-19

Autores

  • Edilbert Pellegrini Nahn Junior, M.Sc. Faculdade de Medicina de Campos FMC
  • Shaytner Campos Duarte, D.Sc. Faculdade de Medicina de Campos FMC http://orcid.org/0000-0002-3822-809X

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.315.vol.15.n1.2020

Palavras-chave:

COVID-19, pesquisa científica, pandemia, fármacos

Resumo

A pesquisa científica apresentou crescimento exponencial no último século buscando mitigar o sofrimento humano. Ritos de pesquisa foram criados e se tornaram mais elaborados determinando critérios específicos quando envolvem seres humanos, visando coibir abusos científicos como o ocorrido no estudo sobre sífilis em Tuskegee realizada no Estado de Alabama, EUA, entre 1932 e 1972, hoje impensável e inaceitável por toda a comunidade científica. Experimentos com animais foram reduzidos com o desenvolvimento das técnicas moleculares.
A criação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) criada pela Resolução N. 196/1996 que regula os comitês de éticas em pesquisas de todo território nacional gerou um norte para a toda a comunidade científica brasileira.
No entanto, todos estes protocolos nem sempre acompanham as urgências no combate as doenças e suas mazelas produzindo comoções sociais para a liberação sem a devida experimentação científicas de fármacos e esquemas terapêuticos. Recordamos, como exemplo, passado recente envolvendo a fosfoetanolamina sintética, deixando patente e de forma inequívoca que a ciência não pode ser transposta por decretos governamentais não respaldados pela pesquisa científica, que em se tratando de novos fármacos devem obedecer às fases experimentais I, II, III e IV.
No enfrentamento ao COVID-19 cientistas e pesquisadores de várias nações se debruçaram em desvendar as características do vírus, formas de contágios, mecanismos patogênicos, ações farmacológicas de substâncias já conhecidas e experimentais, assim como na produção de vacinas, gerando um expressivo número de publicações em curto tempo. Na consulta apenas da plataforma PubMed no dia 26/04/2020 encontramos 7106 citações usando a palavra-chave covid-19.
Os pesquisadores aceitaram o desafio do enfrentamento desta pandemia e assim como, frente a inúmeras outras doenças, a pesquisa científica trará alívio e conforto aos enfermos no desenvolvimento de novos fármacos e meios diagnósticos. Confiemos.
Atualmente a RCFMC é publicada através do sistema Internacional OJS (Open Journal Systems), é indexada em várias bases científicos como: Google Scholar, Periódicos CAPES, DIADORIM, Sumário.org, sendo a última indexação em 2019 no importante Latindex. Nossa Revista está associada a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) desde 2017.
Cadastre-se para ler, seja um autor ou um avaliador da RCFMC cadastre-se no site: www.fmc.br/ojs

Desejamos a todos uma ótima leitura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Nahn Junior, E. P., & Duarte, S. C. (2020). Editorial: Pesquisa científica e pandemia pelo COVID-19. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 15(1), 06. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.315.vol.15.n1.2020

Edição

Seção

Editorial