De menino do lixo à animal

O Outro e seu desejo na constituição do sujeito a partir de um caso clínico

Autores

  • Rebeca Espinosa FMC
  • Manuela Xavier de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.218.vol.14.n1.2019

Palavras-chave:

Psicanálise, Psicologia Clínica, Psicologia da criança

Resumo

Introdução: Com Freud e Lacan, principalmente, vemos que é impossível falar de um sujeito desatrelado do que Lacan conceitua como o grande Outro, pois o sujeito da psicanálise é o sujeito do inconsciente, e o é enquanto relacional, de modo que todos os processos que compõem sua constituição só se dão a partir dos modos como o sujeito se relaciona com este Outro. Assim, podemos dizer que o sujeito só se organiza a partir do que o Outro organiza nele, e será abrindo mão do gozo que poderá percorrer a via do desejo e se inserir na cultura. Objetivos: Identificar o papel do Outro na constituição do sujeito e realizar uma breve revisão bibliográfica do conceito de Outro na obra lacaniana – não sem buscar suas bases na obra freudiana - no que concerne à constituição dos sujeitos, recorrendo à exposição de um caso clínico. Descrição: Trata-se de um atendimento realizado por um ano, com um menino de 11 anos, em um Serviço de Psicologia de uma Universidade cujo relato de sua ficha cadastral relatava que sua avó buscou atendimento para ele por ser uma criança agressiva por ter sido jogado no lixo pela mãe e não ser reconhecido pelo pai. Conclusão:Durante o acompanhamento analítico foi possível notar as relações do paciente com esse Outro, mas também, possibilitar que nessas relações ele se posicionasse de um lugar outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Espinosa, FMC

Mestranda em Teoria Psicanalítica na UFRJ com bolsa CNPq, graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - PUCG e pós-graduada em Psicanálise: Sujeito e Cultura pela FMC. Foi estagiária de psicologia nos Conselhos Tutelares de Campos dos Goytacazes, numa escola particular da mesma cidade, e de clínica psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada da universidade, bem como monitora da disciplina Conceitos Fundamentais da Psicanálise no Departamento de Psicologia de Campos dos Goytacazes. Integrante de projetos de pesquisa e extensão em suas áreas de interesse, quais sejam, psicologia, psicanálise, infância e educação, dentre outras.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Espinosa, R., & de Oliveira, M. X. (2019). De menino do lixo à animal: O Outro e seu desejo na constituição do sujeito a partir de um caso clínico. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 14(1), 50–53. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.218.vol.14.n1.2019

Edição

Seção

Relatos de Caso