Análise dos marcadores inflamatórios na diabetes mellitus gestacional: revisão sistemática”,

  • Carla Miranda
  • Maria Silva
  • Helen Rabelo
  • Nayara Favoreto

Resumo

Objetivou-se realizar um estudo de revisão sistemática sobre os principais marcadores inflamatórios como fator de risco para o diabetes gestacional e sua relação com mecanismos fisiológicos e metabólicos. As buscas bibliográficas foram feitas nas seguintes bases de dados eletrônicas:  Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed/Medline, Scientific Library Online (Scielo), e Biblioteca Virtual em Saúde - BIREME. Os descritores utilizados durante as buscas nas bases de dados foram: gestational diabetes mellitus, inflammation, diet therapy. Encontraram-se 249 artigos entre os anos de 2013 e 2018, sendo 249 (37,7%) associado ao seguinte descritor “diabetes mellitus e inflamação. A interleucina (IL-10) foi a que mais associou ao bom prognóstico. O estado inflamatório no diabetes mellitus é algo que acarreta uma cascata de complicações segundarias à doença. Por isso faz-se necessário estudos clínicos para avaliar a associação entre os parâmetros do metabolismo da glicose e os marcadores inflamatórios com vista para melhora prognóstica.

Biografia do Autor

Carla Miranda

É graduada em Nutrição (2012), . Mestre em Ciências da Saúde no programa de Pós-Graduação em : Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas, Faculdade de Medicina (UFMG) (2014-2016). Possui iniciação científica voluntária no Laboratório de Doença de Chagas, (2012-2013), junto ao Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (NUPEB) da Universidade Federal de Ouro Prêto (UFOP), na mesma atuou em projetos envolvendo quimioterapia anti-Trypanosoma cruzi, imunobiologia experimental frente a infecção pelo Trypanosoma cruzi e também indução da obesidade em modelos murinos frente a infecção pelo Trypanosoma cruzi. Atuou em projetos envolvendo a metabologia de micronutrientes em pacientes com Cardiomiopatia Chagásica Crônica e insuficiência cardíaca. Linha de pesquisa: Determinantes de morbidade e prognóstico na Cardiomiopatia Chagásica Crônica . Exerceu a docência para o Curso Técnico em Nutrição - Modulo IV Unidade Gestora Ribeirão das Neves (PRONATEC), Edital No 204, de 26 de Dezembro de (2015-2016). É docente do curso de Nutrição da Faculdade Atenas de Paracatu (MG), ministra as seguintes disciplinas: Ética e o exercício da profissão, Segurança Alimentar e Nutricional, Epidemiologia, Estatística Aplicada e Nutrição Experimental. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da UFMG. 

Maria Silva

Graduada em Nutrição pela Faculdade Atenas de Paracatu /MG. 

 

Helen Rabelo

Docente do Curso de Nutrição da Faculdade Atenas e especialista em Nutrição Clinica. 

 

 

Nayara Favoreto

Docente do Curso de Nutrição, Enfermagem e Fármacia. Especialista em Nutrição Clínica e atualmente mestranda em Administração. 

Publicado
2018-06-29
Seção
Artigos de Revisão