O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas não estão inseridas no texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os autores concordam com o modelo de licença de direitos autorais da RCFMC.

Diretrizes para Autores

Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos – ISSN 1980-7813

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

A Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos é uma publicação especializada aberta a contribuições nacionais e regionais e distribuída nacionalmente. Tem por objetivo publicar informações científicas em Saúde que possam contribuir para o conhecimento médico e dos demais profissionais de saúde, que não tenham sido e nem venham a ser publicadas em outros periódicos.


1. Direitos Autorais

Os trabalhos publicados são de propriedade da Revista, o que lhe confere os direitos autorais, sendo vedada a reprodução total ou parcial em outros periódicos, bem como a tradução para outros idiomas, sem a devida autorização.
Os autores têm responsabilidade sobre os conceitos emitidos nos trabalhos. A Revista não aceita matéria paga em seu espaço editorial.


2. Seções e Categorias de Artigos

a) Artigos Originais: são destinados a divulgar resultados de pesquisa original inédita. O texto deve ter no máximo 4.000 palavras, excluindo tabelas e referências.
b) Revisões: são avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. O texto deve ter no máximo 6.000 palavras, excluindo referências e tabelas.
c) Relatos de Casos: deverão ter até 2.000 palavras, excluindo tabelas e referências.

A avaliação da submissão se inicia com o exame pelos Editores, posteriormente o trabalho é encaminhado a avaliadores, no sistema peer review. Para garantir a não identificação dos autores, exigisse que antes de submeter o arquivo, o autor exclua o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho submetido. Leia mais em Políticas Editoriais.
No processo de julgamento dos artigos o Editor Científico faz uma revisão inicial quanto ao cumprimento das exigências para submissão do artigo. Em seguida ele é enviado a um revisor especialista (“Ad hoc”) na área pertinente para avaliação do mérito e contribuição científica. Após o recebimento do parecer, ele é avaliado pelo Editor Científico, que decide pela aceitação do artigo sem modificação, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento.


3. Apresentação dos Artigos

a) Os artigos devem ser preparados de acordo com as “Instruções aos autores”.

b) Os artigos devem ser encaminhados via sistema, todos os autores devem estar cadastrados com contato individual de cada autor; deve ter documentação de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa quando previsto em normas específicas; e que os mesmos cedem os direitos autorais à Revista em caso de publicação.

c) O texto deve ser digitado em papel A4, formatado em espaço simples, fonte Arial, corpo 12, Título em negrito e corpo 12 alinhado à esquerda, Subtítulos sem negrito e corpo 12 alinhado à esquerda, margens superior 2,5; inferior 2,5; esquerda 3,0; direita 3,0.

d) Os artigos devem ser encaminhados exclusivamente via sistema/site neste endereço: www.fmc.br/ojs.

 e) Os arquivos enviados para a Revista Científica deverão apresentar os seguintes formatos:

1) texto em formato Word (arquivo .doc/.docx); 2) tabelas em formato Word (arquivo .doc/.docx); 3) figuras, como gráficos (colunas, setor, barras, etc.) em formato Excel (arquivo .xls/.xlsx); e 4) figuras, como imagens, fotografias e ilustrações em formato JPG (arquivo .JPG). As tabelas, gráficos, figuras e fotos NÃO deverão estar incluídas no texto, mas apresentadas em arquivos separados. O arquivo texto deve apresentar como nome o título do artigo. Os outros arquivos deverão apresentar como nome a denominação de sua legenda no texto (ex.: "Tabela 1", "Figura 1").

f) A estrutura do texto deve seguir a categoria de artigo escolhida.

g) A página de identificação do artigo deve conter:
1. Seção da revista a qual se destina;
2. Título do artigo, em português e inglês;
3. Nome completo de cada autor em ordem de participação e número índice sobrescrito correspondente à titulação principal;
4. Titulação principal dos autores e número índice;
5. Nome e endereço da Instituição ou Departamento em que o trabalho foi realizado ou está vinculado;
6. Nome e endereço, telefone, fax, e-mail do autor responsável para troca de correspondência.

h) Resumos: devem ser apresentados em português e inglês. Os textos dos resumos devem ser rigorosamente iguais e conter no máximo 250 palavras.

Artigos Originais: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
Relatos de Casos: Introdução, Objetivos, Descrição do Caso, Discussão (quando couber) e Conclusões.
Artigos de Revisão: Introdução, Objetivos, Métodos (quando couber), Tópicos a serem abordados e Considerações finais.

i) As palavras-chave, descritores ou Keywords devem ser entre 3 e 5, extraídos do vocabulário e incluídos ao final do Resumo em Português e do Abstract em Inglês.

j) A apresentação dos trabalhos segue as normas da ABNT. As citações bibliográficas devem ser indicadas no próprio texto, contendo entre parênteses o sobrenome do autor, ano da publicação. Ou devem seguir as normas recomendadas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas que estabeleceu requisitos uniformes para a apresentação de trabalhos científicos, conhecido com “Estilo Vancouver” onde citações deverão ser feitas no texto, por número arábico, em expoente de forma consecutiva, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto.

k) Exemplos de referências são apresentados abaixo.

Artigo de periódico:

1. Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número/suplemento): página inicial-final do artigo.
Woods CR. Syphilis in children. Congenital and acquired. Semin Pediatr Infect Dis. 2005; 16:245-57.

Artigo de periódico com número DOI (Digital Object Identifier)

2. Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número/suplemento): página inicial-final do artigo. doi: colocar o número doi.

Livro:

3. Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. Farhat CK, Carvalho ES, Carvalho LH, Succi RCM. Infectologia Pediátrica. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu; 1999.

Capítulo de livro:

4. Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (número). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo.
Nogueira SA. Dengue. In: Farhat CK, Carvalho ES, Carvalho LH, Succi RCM, editores. Infectologia Pediátrica. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu; 1999. p. 378-382.

Dissertação e tese:

5. Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Faculdade/ Universidade; Ano de defesa do trabalho
Sztanjbock DCN. Prevalência da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, vírus da hepatite B e Treponema pallidum em gestantes atendidas em maternidade pública do Rio de Janeiro. [Tese de Mestrado]. Rio de Janeiro: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

Trabalho apresentado em congresso:

6. Autor(es) do trabalho. Título do trabalho apresentado. In: editor(es) responsáveis pelo evento (se houver). Título do evento: Proceedings ou Anais do ... título do evento; data do evento; local do evento. Cidade depublicação: Editora; Ano de publicação. Página inicial-final do trabalho.

Autores corporativos (órgãos governamentais, associações, etc.)

7. Ministério. Secretaria. Título. Local: Editora; ano.
Ministério da Saúde. Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente. Tratamento de pneumonia em hospitais de pequeno e médio porte. Brasília (DF); 1997.

*A revisão gramatical e textual deve se realizada antes do envio do artigo, sendo de única responsabilidade dos autores.

**Ao submeter, os autores confirmam que o trabalho é original, não infringindo direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.